quarta-feira, 6 de agosto de 2014

ÀS metáforas!

Se há uma figura de linguagem interessante é a metáfora. Ela é uma espécie de comparação sem o uso de expressões "parecido com", "igual a" ou o famigerado "que nem". A metáfora une elementos que em algum momento têm situações ou características semelhantes. Exemplo. Meu filho é um peixe na piscina. Quando escrevo isso, faço uma metáfora, associo a habilidade do meu filho nadar a de um peixe e uso o verbo SER no presente do indicativo. Pode ser também no passado...Meu filho era um peixe ao nadar.
Há metáforas lindíssimas, compridíssimas e algumas esquisitíssimas...
Amor é fogo que arde sem se ver é um verso clássico do Camões e é uma bela metáfora.
Lula sempre faz metáforas ao falar de política quando fala de futebol.
Então é isso: Quando você NÃO empregar as expressões "parece", "igual a" "como", você estará fazendo uso da metáfora, capriche! Quando você empregar as expressões você fará uma comparação. Há quem ache que a comparação é um recurso "pobre", eu ainda não tenho opinião formada sobre isso porque se você tem o dom de escrever, sua comparação pode ser um show.
Nos encontramos depois, para falar da METONÍMIA. bjs.